09 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoPesquisadores descobrem dinossauro mais antigo do Nordeste

Pesquisadores descobrem dinossauro mais antigo do Nordeste

Uma descoberta histórica revelou o dinossauro mais antigo do Nordeste. O feito é dos paleontólogos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa foi revelada em uma publicação e dá conta de que a vértebra de um terópode (dinossauro bípede) do período Jurássico, que aconteceu de 145 a 208 milhões de anos atrás, foi encontrada próxima à cidade de Ibimirim, no sertão pernambucano, em 2019.

A pesquisa identificou que o segmento analisado é comparável com um Dilophosaurus de tamanho médio. O dinossauro já fez parte até do filme Jurassic Park. Na produção cinematográfica, o Dilophsaurus apresenta algo parecido com asas nas laterais da cabeça e usa essas “asas” abertas em sinal de ameaça.

- Continua depois da publicidade -

Apenas duas descobertas de fósseis de dinossauros do período Jurássico ocorreram no Nordeste. A primeira,  ocorreu na década de 1960, em Petrolândia, também no Sertão de Pernambuco.

Entre essa descoberta, registrada para o período Jurássico Superior (de 145 até 163 milhões de anos atrás), e a mais recente, realizada pelo paleontólogo Leonardo M. de Oliveira, há uma janela de 20 a 25 milhões de anos. O Dilophosaurus é mais “velho”, com ocorrência determinada no Jurássico Médio, que vai de 163 a 174 milhões de anos atrás.

Mapeamento

“Estávamos fazendo um trabalho de mapeamento geológico, em que a gente só via as rochas, além de coletar fósseis diversos. Mas calhou de encontrarmos esse fóssil, que já tínhamos a expectativa de encontrar há muito tempo”, relembrou Leonardo.

A descoberta do novo dinossauro foi fruto do mestrado de Leonardo, que explicou que a idade do fóssil encontrado se deu por conta da formação rochosa onde ele foi encontrado. “O nosso é o mais antigo do Nordeste, porque o de Petrolândia foi encontrado em uma rocha acima da nossa. E, por conceito de geologia, a idade da rocha de cima é mais nova que a rocha de baixo”, concluiu.

FONTE: Da Redação do NE9, com informações da Folha de Pernambuco

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem 5 times no TOP 20 do ranking digital de clubes

No cenário do futebol brasileiro, a competitividade vai além das quatro linhas; ela também se estende às redes sociais. Um recente levantamento do IBOPE...